terça-feira, 25 de agosto de 2009

FORTALEZA - divulgação de CHICO XAVIER -O FILME

Em fase de pós-produção, o filme "Chico Xavier", dirigido pelo cineasta Daniel Filho, chega às telas em abril de 2010. Somando forças, a Globo Filmes e a produtora cearense Estação Luz firmam contrato de co-produção e afinam últimos detalhes

Uma parceria que promete bons frutos para o cinema brasileiro, especialmente no Ceará. É essa a aposta da Globo Filmes e da produtora cearense Estação Luz Filmes, que na última sexta-feira assinaram acordo de co-produção para o filme "Chico Xavier", previsto para estrear em 2 de abril de 2010, data do centenário de nascimento do famoso médium e psicógrafo mineiro. Na coletiva de imprensa que oficializou a parceria, realizada na última sexta-feira, no Centro Cultural Oboé, estiveram presentes o diretor da Globo Filmes, Carlos Eduardo Rodrigues; Bruno Wainer, diretor da distribuidora Downtown Filmes; o produtor do longa "Chico Xavier", Julio Uchôa; Tomislav Blazic, produtor do filme "Ninguém é de Ninguém", (baseado em um romance da escritora espiritualista Zibia Gasparetto), além dos diretores da Estação Luz, Luís Eduardo Girão e Sidney Girão, e do ator Matheus costa, que no filme interpreta o personagem de Chico Xavier na infância. O encontro foi uma das ações paralelas da VII Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, que se encerrou ontem, no Theatro José de Alencar.

Foram oito semanas de filmagens, que se encerraram no último sábado, na cidade mineira de Uberaba, onde Chico Xavier morou por quase metade da vida. As filmagens aconteceram ainda no Rio de Janeiro e nas cidades de Tiradentes (MG) e Paulínia (SP). "Foram mais de 20 locações, além daquelas de estúdios, com elenco extraordinário", recorda Rodrigues. Entre os atores, há vários nomes de peso como Angelo Antonio, que interpreta Chico Xavier mais jovem, e Nelson Xavier, que faz o papel do médium mais velho, além de Letícia Sabatella (mãe de Chico Xavier), Giulia Gam, Pedro Paulo Rangel, Paulo Goulart, Cassio Gabus Mendes, Tony Ramos e outros, totalizando 106 profissionais em cena.

Ainda segundo Rodrigues, as últimas filmagens aconteceram no dia 22 deste mês, quando foram gravadas cenas em Uberaba que reproduzem o momento da "romaria" de carros e ônibus oriundos de todos os cantos do país para visitar Chico Xavier. Agora, o longa entra em fase de pós-produção, que deve durar cinco meses. "Coincidentemente ou não, a data de estréia cai numa sexta-feira, dia bom para lançar filme. E ainda é feriado santo!


Logo em seguida à exibição de um teaser do filme, que já está sendo exibido nas salas de cinema, o acordo foi assinado pelos diretores e sócios das empresas envolvidas. Rodrigues revelou ainda que uma minissérie sobre o médium brasileiro está sendo realizada paralelamente ao filme. A atração será lançada pela Globo, e tem orçamento entre um milhão e 500 mil e dois milhões de reais. Juntamente com o orçamento do filme, que gira em torno de oito milhões, a empreitada totaliza 10 milhões de reais - segundo Rodrigues, mais ou menos o valor de longas como "Olga", "Carandiru" e "Tropa de Elite". "Acreditamos no valor de produção, que é o somatório de trabalho do elenco, do diretor, do produtor, cinegrafista, do figurinista, de todos os profissionais. E para atingir esse nível de trabalho são necessárias determinadas condições financeiras e tecnológicas", explica.

O filme terá co-distribuição entre a Downtown e Sony. "Vai ser o maior lançamento do Brasil em número de cópias, não pensamos em fazer nada com menos de 400 salas", antecipa Bruno Wainer. A expectativa em torno da película foi bem resumida pelo produtor Tomislav Blazic: "vocês têm idéia da quantidade de pessoas no Brasil que vibram pelo sucesso desse filme? Ano que vem o país vai respirar Chico", antecipa

ADRIANA MARTINS
REPÓRTER

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?Codigo=664500






2 comentários:

ANINHA disse...

Olá Matheus, eu sou de Uberaba e acompanhei grande parte da vida desse Grande Homem que foi Chico Xavier. Fiquei feliz de saber que você interpreta-o na infância.
Parabéns...!!!

GERALDO VALINTIM disse...

Matheus,
Nós torcemos muito por vc, sempre!
Vc nos transmite uma alegria de viver, muita saúde e vc é muito competente em tudo que faz.
Continue esse garoto nota mil!

Seremos sempre seu fã1

Abraço de Geraldo Valintim e Família

www.valintim.blogspot.com

ps.; Torcemos muito por vc na DANÇA DAS CRIANÇAS no FAUSTÃO!